Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Kefir

Jonasnuts, 28.09.12

Hoje tropecei no Kefir (link para a wikipédia em inglês, que a da língua portuguesa fala numa colônia, e eu não quero colônias cá em casa). No Facebook a Shyznogud perguntava se alguém arranjava alguns grãos de Kefir e nos comentários juntou-se logo ali quem mais tivesse interesse. O primeiro a arranjar, partilhava.

 

Interessei-me. Deixa lá ver o que é isto do Kefir, que se meti a família a emborcar soja às escondidas, pode ser que dê para substituir os iogurtes de compra, e é melhor e mais barato. Uma espécie de L. Casei Imunitas caseiro.

 

Por portas e travessas, e um acaso do caraças, chega-me à mão um frasco de Kefir. Sem que eu tivesse de ir ter com ele. Olá.... o cosmos está a alinhar-se para que esta malta tenha Kefir no próprio dia em que o pediu. Telefonema, combinações, partilhas.

 

Vai-se a ver e o Kefir que me veio parar ao colo, é de água. Super difícil de encontrar, raríssimo e o caraças, nem sequer era o que eu queria, mas foi o que me saiu na rifa.

 

Desalento...... depois da curva ascendente de entusiasmo, parece que o cosmos está a mandar-me outro recado.

 

Eu quero o Kefir dos iogurtes.

 

E agora? Alguém sabe onde se arranja?

kefir-grains-462.jpg_(JPEG_Image,_462 × 319_pixels)-20120928-213046.jpg

 

6 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Jorge Santos 30.09.2012

    De um dia para o outro?? e o custo de electricidade compensa relativamente ao custo dos ja feitos?
  • A minha iogurteira tem uma potência de 12-14W, o que quer dizer que em 24 horas, com o preço do KWh a 15 cêntimos (penso que é inferior), terá um gasto de cerca de 5 cêntimos (0,014 x 24 x 0,015) por cada fornada de iogurtes. Juntando a isso o preço de 1 litro de leito gordo (marca branca) a 65 cêntimos, os sete iogurtes ficarão com um preço total de 70 cêntimos -- 10 cêntimos por iogurte. Na loja online do Continente, um pack de 8 iogurtes naturais de 125g estão cotados a 1,38€ -- mais de 17 cêntimos por iogurte. Para além disso, os meus iogurtes ficam cerca de 50% maiores que estes iogurtes do Continente :)

    Notas:
    1. O manual da iogurteira recomenda 17 a 20 horas para fazer os iogurtes; eu faço em 23 horas porque me parece que obtenho melhores resultados com esse tempo.
    2. Uma iogurteira não é mais que uma estufa que mantém a temperatura do leite a cerca de 37ºC; há vários tipos à venda e poderá, provavelmente, ser feita de modo artesanal.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 30.09.2012

    Ora aí está as contas que eu nunca tive pachorra para fazer.

    Vou transformar num post, e link para o autor original :)
  • Também nunca tinha feita as contas assim, fiando-me nas contas de cabeça que fiz no supermercado quando comprei a iogurteira, ignorando o consumo de electricidade. Como acontece muitas vezes, um pequeno incentivo -- neste caso, o teu comentário -- ajuda a fazer o esforço suplementar :)

    Já agora, se não quiseres comprar uma iogurteira, não é difícil de fazer: http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2010/03/iogurteira-feita-em-casa-e-de.html . Há também quem use o forno, se este tiver controlo de temperatura. No caso da iogurteira acima o consumo de electricidade sobe para 25W, mas dará provavelmente para fazer mais iogurtes de cada vez e talvez até em menos tempo.

    Para terminar, mais um apontamento: a qualidade das bactérias usadas para a fermentação é importante, sendo possível notar no sabor dos iogurtes que fazemos. Eu prefiro usar iogurtes do Pingo Doce (passe a publicidade) porque o iogurte resultante não é tão ácido e fica mais cremoso. Também reparei que a partir da quarta ou quinta geração de iogurtes caseiros o resultado deixa de me satisfazer (mais uma vez, os iogurtes começam a ficar mais ácidos e menos consistentes), pelo que de vez em quando compro iogurtes no supermercado para renovar a estirpe das bactérias.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 30.09.2012

    Serviço público, é o que eu digo :)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.