Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Livros

Jonasnuts, 30.03.11

Gosto muito de livros. Gosto muito de ler. Já gostei mais, é um facto. Houve uma altura em que devorava tudo o que me aparecia à frente. Os meus pais não tinham, sequer, capacidade financeira para me manter alimentada, tal era a voracidade.

 

Não tenho aquela coisa do papel, ahhhh, tenho de sentir o papel e o cheiro, enquanto leio. Não sou da forma, sou do conteúdo. Há muito livrinho lá por casa que me teria dado igual gozo se estivesse em formato digital (não todos, mesmo assim, não todos).

 

Enfim, o livro, a obra, o que lá está escrito pertence a um universo que venero. Venero pelo prazer que me proporciona e porque não consigo fazer igual (nem sequer próximo :).

 

Vai daí que, posto isto, não percebo as pessoas que publicam um livro ou que querem publicar um livro, quando não são escritores por aí além. E hoje, qualquer pessoa publica um livro. E está na moda, publicar livros.

 

Por causa daquele episódio de final do ano, que deu aquela escandaleira toda (estou a tentar evitar dizer o nome da Ensitel, como já se notou), já por mais do que uma vez me sugeriram que escrevesse um livro. No passado também me desafiaram para escrever um livro sobre a cena do Terràvista, e sobre a história da Internet em Portugal.

 

E eu fico a pensar, um livro? Que raio..... tenho um blog e já me vejo à rasca, agora um livro? Para quê, se tenho o Blog?

 

E respondem-me, ah, por causa do prestígio e do dinheiro.

 

O problema é que, na minha opinião, só têm prestígio os bons autores, os que querem mesmo fazer disso a sua vida, os que têm talento. Toda a gente aprende a juntar letras na escola, mas são muito poucos os que sabem escrever. A mesma coisa para o dinheiro. Não conheço nenhum escritor rico. Pode haver uns que tenham mais uns trocos, mas, a grande maioria, são uns tesos.

 

Expliquem-me, porquê a ânsia de escrever um livro, quando não se escreve extraordinariamente bem, e se pode dizer exactamente a mesma coisa, num Blog?

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 30.03.2011

    Mas eu acho que só deveriam editar livros os escritores dignos desse nome (já sei, é subjectivo), o problema é que não me considero com as competências mínimas para editar um livro :)
  • Sem imagem de perfil

    J.C.Lopes 30.03.2011

    " não me considero com as competências mínimas para editar um livro"

    Se calhar, depois de começares, verificas que até te safas melhor do que pensavas. Não há nada como experimentar.

    Quanto ao assunto, não vejo que isso dê em Best Seller nem vejo que isso interesse a muita gente. Não acho que seja um tema suficientemente atractivo para se escrever um livro sobre ele. Acho que se começares por aí, será a melhor forma de terminares a carreira de escritora, isto se houver alguma "sanguessuga" disposta a patrocinar isso. A não ser que seja a expensas próprias.

    Eu não quereria começar uma carreira de escritor com base numa (não estou a dizer que é mas a dizer que é o que vai parecer) vingança.

    Acho sinceramente que arranjarás um assunto muito mais interessante.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 30.03.2011

    Mas eu não quero....tenho respondido negativamente aos desafios que me têm sido feitos :)

    Seja como for, nesses desafios, a proposta sempre passou por cronologia dos factos e apreciação técnoca, seria, portanto, um livro mais académico do que um livro na primeira pessoa.

    (Isto tudo porque desde aquela altura já me pediram para ir a mais escolas e faculdades e empresas do que nos últimos 20 anos juntos :)
  • Sem imagem de perfil

    J.C.Lopes 30.03.2011

    Bom. Isso é capaz de ir reabrir a "guerra" con a Ensitel.

    Se a Jonas estiver disposta a isso...
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.