Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

A Bola, líder na "interpretação criativa" de gráficos de audiência

Jonasnuts, 13.01.11

Primeiro o disclaimer. De vez em quando faço um disclaimer, para que não haja dúvidas, nem restem desconfortos. Este blog é meu, é pessoal, e não reflecte necessariamente as opiniões de terceiros, nomeadamente da empresa onde trabalho (neste caso em particular, há até muitas coisas em que não reflecte de todo). É a minha opinião pessoal, e mais nada que isso.

 

Pronto, ficou feito o disclaimer, bora lá.

 

Gosto do Jornal A Bola. Gosto, quanto mais não seja porque, os que me conhecem sabem, sou Benfiquista ferrenha. Temos de gostar de quem defende os nossos. Não se portaram nada bem no episódio José Diogo Quintela/Miguel Sousa Tavares, e isso abalou a minha fé. Mas continuei, esporadicamente, a visitar o site.

 

Ontem fizeram-me chegar uma "notícia" da Bola em que os senhores escrevem preto no branco "Não há site português mais lido no Mundo – com acessos a partir de todos os pontos do planeta. A BOLA online manteve, em Novembro, a liderança da tabela Netscope, sistema de medição de tráfego tutelado pela Marktest."

 

Ora eu, que conheço os números e acompanho os relatórios mensais do Nestcope, estranhei. Que raio..... deixa lá ver que hecatombe aconteceu, para que o SAPO tivesse perdido a liderança.

 

Fui ver, era uma falácia.

 

Os senhores decidem, em primeiro lugar, destacar os pageviews (que é o número de páginas vistas) e não o número de visitas. Claro, no número de visitas, a Homepage do SAPO está bem à frente. Mas, não é só. Querem comparar as coisas como deve ser? Então comparem a Homepage da Bola com a Homepage do SAPO. Ou, se não têm os dados únicos da Homepage da Bola (têm, mas não interessa, pois não?), comparem a Homepage do SAPO, mais o SAPO Notícias, mais o SAPO Desporto. Nem vou mais longe, não acrescento outros conteúdos (Mulher, Meteorologia, Cinema, Música e, longe de mim acrescentar os serviços).

 

Não querem dar-se ao trabalho? Não precisam, eu faço-vos a papinha.

 

No mês de Novembro, a Bola teve, de acordo com o Netscope 111116203 pageviews

No mesmo mês de Novembro, a Homepage do SAPO, mais o SAPO Notícias mais o SAPO Desporto tiveram 123.623.345 pageviews.

 

Pessoalmente acho a concorrência uma ferramenta indispensável para o bom funcionamento desta indústria, pelo que seria com satisfação que eu veria a Bola (ou outro qualquer) a morder os calcanhares do SAPO. Mas, senhores da Bola, só conseguirão morder-nos os calcanhares se tiverem qualidade, e não é com notícias enganadoras que o conseguem fazer.

 

Com este tipo de notícias só conseguem morder a vossa credibilidade. Não os calcanhares do SAPO.

10 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 14.01.2011

    Não é a entidade que cria o ranking que determina a divisão, são os sites que indicam como é que querem ser medidos, tanto quanto sei.

    A notícia é toda ela acerca dos pageviews, e dedica um pequeno período às visitas.

    A questão é que, na minha opinião, não podemos comparar alhos com bugalhos.
  • Sem imagem de perfil

    J. Pedro Assis 14.01.2011

    Portanto, a própria Sapo decidiu ser "medida" assim e devia ser a bola na sua notícia a alterar isso? Não me parece que faça sentido. A notícia não engana ninguém. Publicitam o que os faz maiores e não deixa de falar no resto, apresentando o ranking das visitas também. Não vejo tanta gravidade assim nisso.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 14.01.2011

    Discordamos, o que não é necessariamente mau :)

    Eles não publicitam o que os faz maiores. Eles disponibilizam uma série de conteúdos que recebe x pageviews.
    Se querem dizer que são líderes vão ter de medir a concorrência, para a mesma série de conteúdos.

    É só isso que eu digo.

    Homepage da Bola + Notícias Desportivas + Notícias Gerais comparadas com Hopmepage do SAPO, Notícias Desportivas do SAPO e Notícias Gerais do SAPO.

    Não é difícil, demorei 20 segundos a fazer as contas, com base nos dados disponibilizados publicamente pelo netscope :)
  • Sem imagem de perfil

    João Lúcio 14.01.2011

    Concordo com o J. Pedro Assis. Se é o próprio SAPO que quer ser medido às postas, porque tem A Bola que andar a fazer contas?
    Isto faz-me lembrar a notícia de que o SAPO tinha ultrapassado o Google em Portugal, quando o SAPO a comparava os seus números com o Google.pt, "esquecendo-se" de somar o Google.com, ou metendo tudo o que estava debaixo de sapo.pt ao barulho e não apenas o pesquisa.sapo.pt.
    Cada um analisa os números como quer e desde que os mostrem sem esconder o que não interessa - como faz A Bola - não vejo grande problema nisso. Já nas notícias do jornal, aí sim vejo um grande problema. Mas eu nem entro nas estatísticas deles. :)
    Se o SAPO se sente lesado, pode sempre dizer que tem mais visitas e mostrar as contas agregadas.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 14.01.2011

    Não sei se o SAPO se sente lesado ou não, não perguntei :)

    Eu, como leitora, senti-me defraudada, porque não acho justo, comparar alhos com bugalhos.

    E se no passado o SAPO fez isso, também discordo, apesar de não saber muito bem como é que se comparam sites nacionais com internacionais.
  • Sem imagem de perfil

    João Lúcio 14.01.2011

    Vá, o Netpanel tem dados dos acessos nacionais aos sites internacionais. É só fazer as contas. :)
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 14.01.2011

    Eu não acredito em Netpanel. Não acredito em painéis.
    (E sei, por experiência própria que aquilo não reflecte a realidade).
  • Sem imagem de perfil

    João Lúcio 14.01.2011

    Essa é outra discussão. Mas também serviu para o SAPO fazer a notícia, como serve para A Bola e outros. São notícias para anunciantes. O resto é conversa.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 14.01.2011

    Pronto, aqui fica a parte da conversa :)
    As notícias são para quem as quiser comer, sem pensar :)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.