Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Cursos de reciclagem

Jonasnuts, 28.11.09

Antigamente (e presumo que ainda nos dias que correm), muitas pessoas faziam, promovidos pelas suas entidades patronais, cursos de reciclagem.

 

Faz sentido, aliás, à velocidade a que as coisas evoluem, hoje em dia, faz cada vez mais sentido que as pessoas se reciclem, se actualizem e que adicionem mais conhecimento ao que foram adquirindo no âmbito das suas competências ou interesses.

 

É natural e desejável que todos façamos um esforço para nos mantermos a par, e se eu acho que esse esforço também tem de ser individual, cabe também às empresas, promoverem à actualização de conhecimentos dos seus colaboradores.

 

Há 10 anos, quando eu mostrava o meu cartão (sim, na altura havia cartões) e tinha lá o endereço de mail, as pessoas perguntavam-me o que era aquilo. Hoje em dia, não só já não se usam cartões (por acaso usam-se, pelo menos nas empresas, mas pronto), já ninguém pergunta o que é aquilo. As pessoas actualizaram-se, e as ferramentas (felizmente) vulgarizaram-se e estão ao alcance de todos.

 

Há no entanto uma pequena aldeia gaulesa......não, há, no entanto, um conjunto de pessoas que não se actualizam. Ok, faz parte, é natural que as pessoas se cansem de aprender coisas novas todos os dias, e que não tenham pedal (ou paciência) para se manterem actuais. Nem toda a gente pode ser como a minha mãe, que há 6 meses não sabia o que era uma rede social, e que hoje apascenta vacas e distribui sementes como se não houvesse amanhã. Mas, lá está, a minha mãe sempre foi muito à frente.

 

Para essas pessoas, que pararam no tempo, tenho uma sugestão: vão para casa. Reformem-se. Encostem à faixa da direita.

 

Façam o que quiserem, mas saiam da frente de quem cá anda e quer andar mais depressa. Saiam da faixa da esquerda, que estão a atrapalhar o trânsito.

8 comentários

Comentar post