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Jonasnuts

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Isabel Alçada e o lapso dos professores

Jonasnuts, 26.10.09

Já vi diversas reacções, na comunicação social tradicional, de professores à nova ministra da educação, Isabel Alçada.

 

A grande maioria das reacções é favorável, e que é uma ministra conhecedora dos problemas dos professores, e que é uma pessoa sensível, e que é dialogante, e que vai ouvir o professores.

 

Não ponho em causa o que está a ser dito, o problema, é que se ser ministra da educação passasse em exclusivo por ouvir os professores, qualquer atrasado mental podia ser ministro da educação.

 

O problema, é que qualquer ministro da educação tem de ouvir os professores, os alunos, os pais, os outros intervenientes no processo educativo, e tem de olhar para a evolução dos estudantes, e para os programas e para mais uma série de coisas que farão sentido.

 

De toda a polémica sobre a avaliação o que saiu foi que os professores não querem ser avaliados. Querem que a coisa se mantenha como está. Pode ser que seja diferente, mas isto foi a ideia com que fiquei do que vi e ouvi.

 

E sim senhor, os professores têm uma enorme capacidade de se organizarem e mobilizarem (ou alguém por eles, não interessa), mas do que não se podem esquecer é que há um grupo grande, maior que o deles, que quer que eles sejam avaliados.

 

São os alunos e os pais. Têm menos capacidade de organização e mobilização, mas querem ver os professores avaliados pelo que, o que eu acho que os pais devem esperar desta nova ministra (e do governo, e da oposição, já agora), é que oiçam todas as partes, escolham um modelo de avaliação justo e eficaz, e o ponham em prática.

 

O actual modelo de avaliação, que já estava em vigor antes da anterior ministra*, é uma palhaçada e uma fantochada, não avalia nada e quem quer a sua continuidade são os que se estão borrifando para a classe de professores mas que se importam muito com a classe dos funcionários públicos.

 

E já repararam como o termo "funcionário público" que há uns anos era sinónimo de prestígio e importância, hoje tem uma conotação pejorativa? Está ali, quase ao nível dos advogados, dos jornalistas e dos publicitários. Todos dizem às mães que são pianistas num bordel. Quase.

 

 

ACTUALIZADO: * afinal, mentes mais esclarecidas que a minha, informam que o modelo de avaliação que está em vigor, é o que foi proposto pela ministra Maria de Lurdes Rodrigues. Corrijo a informação anteriromente prestada, mas não altero em nada a minha opinião.

8 comentários

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    Jonasnuts 26.10.2009

    Do sururu todo que rodeou a questão, a ideia com qie ficaram as pessoas "normais" é que a maioria dos professores dizem que já há um modelo de avaliação a funcionar, e é nisso que insistem.

    Já o disse aqui antes, não acho que os professores tenham sido bem representados/aconselhados em todo este processo. Foram instrumentalizados, isso sim.
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    Leonor Barros 26.10.2009

    Desculpe-me insistir, mas há um modelo de avaliação a funcionar, não é uma questão de opinião, é um facto. O modelo é o que foi aprovado pelo Governo Sócrates e que sofreu duas alterações, uma vez que era inexequível.
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    Jonasnuts 26.10.2009

    O facto de estar legislado e em vigor, não significa que esteja a funcionar, não é?
    Do que ouvi, muitas são as escolas que estão a boicotar este processo de avaliação, pelo que dizer que está a funcionar, é uma figura de estilo demasiado arrojada.
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    Leonor Barros 26.10.2009

    Mas não está a funcionar como? Todos os professores vão ser e alguns até já foram avaliados por este modelo. É que não há outro. O anterior modelo cessou com a entrada em vigor o Estatuto da Carreira Docente em Janeiro de 2007. O boicote aconteceu a nível da definição dos objectivos mas independentemente disso, os professores são avaliados por este modelo.
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    Jonasnuts 26.10.2009

    E portanto.....um modelo que pressupõe a definição de objectivos, não tem esses objectivos definidos, mas está a funcionar e há professores a ser avaliados através deste modelo?

    Repare....nada me move contra os professores, nem em geral nem em particular....eu sou outsider e do que me chega, as coisas até podem estar legisladas, e reguladas, mas daí até que esteja a funcionar vai, na minha opinião, uma enorme distância.
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    Leonor Barros 26.10.2009

    Todos os professores têm de definir os seu objectivos individuais, é de acordo com esses e com o seu cumprimento que o Director da Escola procederá posteriormente à avaliação de cada professor. No ano passado houve professores que se recusaram a estabelecer os objectivos. O que lhes irá acontecer ainda não é claro, uma vez que o Ministério deixou ao critério de cada Escola o que lhes fazer. Poderão não progredir na carreira, por exemplo, ou poderão progredir numa escola, porque o director decidiu que sim e não progredir noutra, porque o Director dessa escola e a Comissão de Avaliação de Desempenho decidiram que nada lhes aconteceria. Os restantes professores são avaliados.
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    Jonasnuts 26.10.2009

    Os professores sao avaliados de acordo com os objectivos que eles proprios definiram, e com o cumprimento (ou nao) desses objectivos?

    Ena. Grande processo de avaliaçao. Tambem quero um processo de avaliaçao assim para mim.
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