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Jonasnuts

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Continente

Jonasnuts, 26.11.08

Caros senhores que fazem o Continente online:

 

Já deu para perceber que são pessoas super bem intencionadas, ou familiares de alguém importante, mas a verdade é que não percebem nada da poda.

 

Nos dias que correm, online, não é exequível que os vossos servidores demorem a responder o tempo que demoram. Desculpem, mas não é.

 

Tecnicamente o site é pobre, carregam toda a página, em qualquer acção. Eu não preciso de carregar a minha lista de compras, nem o cabeçalho, nem os menus, se apenas queria visitar a página seguinte da lista de produtos. Se arranjarem uma forma de carregar apenas a área central da página (que é a única onde a informação vai, de facto, mudar, poupam largura de banda, tráfego excedentário e tempo). 

 

 

 

Já não se usam pop-ups. Não sei se sabem, mas há uma coisa chamada "pop-up blockers". Além de que sobrecarregam os servidores. Vocês que parecem gostar tanto de javascript, podem usar umas coisitas chamadas janelas modais. Se não sabem o que é, vão ver como é que se faz login nos Blogs do SAPO. É a janelucha que aparece para inserir o username e a password. É mais leve, mais rápida, e mais bonita.

 

A porcaria das listas, ou o método de se lhes adicionar produtos, são mais as vezes que não funcionam do que as que funcionam. Diz que sim senhor que foi adicionado, e depois não aparecem. O contrário também pode ser verdade. Não diz nada, e aparecem os produtos na lista.

 

A pesquisa de produtos demora uma eternidade. E quando digo eternidade, é coisa para eu ir à cozinha fazer um café e voltar. E não, não é da minha ligação à Internet, que tem características bem acima da média.

 

Montarem Google Analytics em cima da coisa, não deve ajudar. Não têm uns trocos para um serviço pago, e mais rápido?

 

É aflitivo para qualquer pessoa, mas, especialmente, para quem trabalha nesta área e está habituada a desenvolver serviços para serem usados por muita gente e que têm de ser rápidos, como é o meu caso.

 

Não gosto das vossas lojas, e tenho imensas saudades do Carrefour, mas a alternativa do online, a continuar assim, deixa de ser considerada uma alternativa. Será preferível pagar um pouco mais, ir ao Corte Inglês à hora do almoço, mandar entregar em casa, e assim como assim, sempre demoro menos tempo, e ainda dá para almoçar.

3 comentários

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    Jonasnuts 10.12.2008

    Olá..... leio tudo que é dito aqui, por mais antigo que seja o post, quanto mais não seja porque recebo uma notificação :)

    Como eu compreendo os seus disclaimers iniciais. Sei bem o que é falar com voz própria mas trabalhar, assumidamente, para uma empresa. Há quem tenha tendência para confundir as coisas. Não será esse o meu caso. Águas separadas.

    Sei que há olhos atentos do Continente, aliás não é segredo, e acho muito bem. Há quem, na PT faça exactamente a mesma coisa (eu faço o mesmo que o António, meto o bedelho com a minha opinião pessoal se for algo que nada tem a ver com a minha área, e encaminho para os sítios certos). Mas, na realidade, nem pensei nisso quando escrevi o post. Escrevi o post motivada por uma loooooonnnggggggaaaaa maratona no Continente Online. Estava mesmo irritada pela quantidade de tempo que perdi, a meu ver, desnecessariamente.

    Tem toda a razão quando diz que é palerma comparar o Continente Online com os Blogs do SAPO (não foi bem assim, mas é mais ou menos a mesma coisa :). São plataformas tecnológicas muito diferentes, que servem objectivos diferentes, com especificidades e idiossincrasias diversas. Não se comparam alhos com bugalhos mas, e tinha de haver um mas, em termos de front office, aquelas alterações que recomendei, fazem todo o sentido :) São verdades quase universais :)

    Creio que a experiência de muitos utilizadores será boa, aliás, alguns disseram-me isso mesmo aqui nos comentários, mas a verdade é que a minha não é. Ser impaciente não deve ajudar.

    Obrigada pelo comentário, e se ainda tiver algum problema com a aquisião do MEO, o meu mail está ali em cima. Não é a minha área, mas, lá está, posso encaminhar para a pessoa certa :) E sim, quando referi o "comércio electrónico" estava a incluir a empresa onde trabalho. Há muito para fazer, desse lado e deste :)
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    António Soares 10.12.2008

    Viva... Vou começar pelo fim agradecendo a amável disponibilidade para solucionar o "Meo" problema. Por limitação de espaço no "post" inicial não pude completar dizendo que, 3 dias depois da reserva online, complementei a mesma com um telefonema para os serviços de pré-venda (é mesmo este o nome? acho que não... :)) e sou hoje, e desde 31 de Janeiro, um satisfeitíssimo cliente Meo. Depois da experiência com o Meo (e com algumas das suas virtudes e defeitos) acho que não voltarei nunca ao serviço da Zon...

    Em relação ao site do Continente Online, percebo agora o que pretendeu indicar quando comparava uma plataforma de blogs (ou outro site qualquer) com o COL: usabilidade e interface com o utilizador final. E nesse aspecto tem toda a razão. Há muito espaço ainda por melhorar e as sugestões indicadas fazem, na minha opinião, todo o sentido. Como disse antes, a lentidão do site e a dificuldade em encontrar produtos fora da lista standard foram os motivos que levaram a minha cara metade a voltar à loja física.
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