Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Cartão de cidadão

Jonasnuts, 04.11.08

O BI do puto caducou, está na altura de renovar. Preciso dos horários de funcionamento do arquivo de identificação de Lisboa. Vou ao Portal do Cidadão, onde sou informada acerca do Cartão de Cidadão, que substitui o BI, e que até tem site próprio. Lá vou eu, fixe, à distância de um clique.

 

Na Homepage do site do Cartão de Cidadão, pergunto-me se se trata do cartão de cidadão português. É que fico mesmo na dúvida.

 

 

Horários de atendimento, népia. No número de telefone, ninguém responde, não atendem.

 

Deverei procurar por service hours? Opening time?

 

Muito agradecida, ou Thank you very much, para me perceberem melhor.

9 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 04.11.2008

    Eu sou portuguesa, o site é sobre o cartão de cidadão português, a primeira a opção a aparecer não deveria ser a língua portuguesa?
  • Sem imagem de perfil

    Rodrigo Correia 04.11.2008

    Sem dúvida, mas se o site decidir qual a língua a apresentar com base nas definições do browser é possível que seja o inglês a aparecer.

    De qualquer maneira, horários só mesmo na loja do cidadão (http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/lojacidadao/) :)

    Cumprimentos,
    Rodrigo
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 04.11.2008

    Sim, se acedermos com um browser definido para usar português, ele apresenta-nos o site em português. Continuo a achar que é palerma. Quantas pessoas não sabem (ou não podem) alterar as definições do browser?

    Na minha opinião, o site só deve ser apresentado em inglês se o IP for estrangeiro E o browser não estar em português.

    Mas isto sou eu :)
  • Imagem de perfil

    pedrocs 04.11.2008

    Como habitualmente em questões de língua, não concordo contigo. Se eu for um inglês em Portugal, tenho o meu browser em inglês, mas o ip é de PT, certo?

    Anyway, o site é uma valente merda. O meu BI também expira este mês e não sei o que fazer...
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 04.11.2008

    Se fores um inglês, em Portugal, dificilmente precisarás da porra do cartão de cidadão português. Não é por causa da meia dúzia de pessoas que poderão encontrar-se nessa situação que os outros todos, seguramente uma maioria, portugueses, deverão ter o inglês como primeira língua a aparecer-lhes.

    Além disso, o site está optimizado para Internet Explorer :)

    Vai renová-lo, antes que expire. Lojas do Cidadão. Pelo menos a dos restauradores está aberta à hora do almoço.
  • Imagem de perfil

    pedrocs 04.11.2008

    Renovo o BI?

    Mas então... não devo obter um cartão de cidadão?
  • Imagem de perfil

    pechanense 04.11.2008

    Não percam essa oportunidade para fazer o CC... pode ser uma autentica aventura... garanto-vos. Até porque vos fala o marido de alguém que está farta de fazer cartões desses :-)

    Quando forem levem logo o BI, o cartão das Finanças (n.º de contribuinte) o cartão da Segurança Social (ou equivalente), o cartão de utente (do Centro de Saúde) e se tiverem outro sistema de saúde também podem levar.

    O fazer o CC pode ser um processo simples mas também pode ser uma autentica aventura... depende tudo dos caprichos das máquinas. Na máquina (que é igual à dos Passaportes actuais) tiram a fotografia (sem óculos, com as orelhas à vista e de preferência devem ter cabelo na cabeça), tiram as impressões digitais das duas mãos, que por vezes não consegue ler as impressões ou apenas lê só a de uma mão (aqui começa a brincadeira)... Depois ficam a aguardar uma cartinha em casa para o irem levantar.

    Quando forem levantar, o cartão é activado com os códigos que vêm nas cartinha e com a leitura das vossas impressões digitais que, mais uma vez a máquina pode ler apenas a de uma mão e não reconhecer a de outra. Aí experimentam-se várias "técnicas"... lavam-se as mãos e se não der coloca-se um creme, e se não der experimenta-se em outra máquina que pode estar menos caprichosa, etc.

    Se finalmente conseguirem, ficam todos contentes. Se não conseguirem, anula-se esse CC e recomeça-se tudo de novo ou eventualmente experimentam ir lá no dia seguinte para experimentar...

    É simplex!

    ...mas por favor não se zanguem com a funcionária que a culpa é mesmo das máquinas!
  • Imagem de perfil

    pechanense 04.11.2008

    é verdade, já me esquecia!

    Se arranjarem um bilhete de avião para daí a uns dias, podem renovar o BI que fica com a validade (em princípio de um ano) mas não se livram de fazer logo o CC (também em princípio)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.