Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

O auto-refresh ou a erecção dos Blogs

Jonasnuts, 19.04.08
O auto-refresh é mais ou menos auto explicativo. É capacidade que um site (ou uma parte de um site) tem de, de x em x tempo, fazer um refresh ou um reload a si próprio. Isto dito assim parece pornográfico, mas é uma mera questão técnica.

O auto-refresh justifica-se, e é legítimo, quando o site em causa é actualizado com novos conteúdos com muita frequência, como um site noticioso, por exemplo.

Mas o auto-refresh é algo mais, é uma forma artificial de aumentar o número de pageviews, para que um site fique com umas estatísticas mais bonitinhas. Não é uma funcionalidade ao alcance imediato do comum dos mrotais, já que não se trata de uma questão de cultura geral, mas qualquer pessoa que queira, descobre facilmente como é que se põe um site ou um blog a fazer auto-refresh.

Os números parecem ser a Verdade de alguma Blogosfera. O meu Blog tem mais visitas que o teu, ou a minha pila é maior que a tua. A questão é que não se conseguem distinguir as visitas legítimas, das visitas que são resultantes de auto-refresh.

Portanto, andam a medir as pilas, mas uns têm umas réguas que já levam uns centímetros a mais. Parece aquela desculpa, ah, mas com uma ajudinha, fica maiorzinho.

Quando alguém me vier dizer que o Blog tem não sei quantos visitantes, acho que vou começar a pergunta, se é com o blog erecto ou em descanso.

Aqui, e só aqui, o tamanho não é o principal.

O principal é o que se faz, no e com o Blog.

23 comentários

Comentar post