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Jonasnuts

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Publicidade nos Blogs

Jonasnuts, 05.02.08
O disclaimer do costume. Este é um Blog pessoal, e aqui é expressa a minha opinião que pode não ter nada a ver (e provavelmente não tem) com o posicionamento da empresa onde trabalho.

Quando alguém decide iniciar um Blog fá-lo por razões diversas. Porque quer ver como é, porque tem algo para dizer, porque quer intervir, porque quer divertir-se, porque quer partilhar ou dar conhecer determinadas coisas sobre si, sobre o seu trabalho, os seus gostos as suas preferências ou antipatias.  Esta descrição cobre a maioria dos casos. É habitual que um Blog comece por uma razão e com o correr dos tempos, as motivações sejam outras, ou sejam acrescentadas outras razões. Este Blog começou por ser de testes, agora já é um pouco mais que isso (não muito, mas mesmo assim um pouco mais).

É natural que, com o crescimento de audiência de um determinado Blog o seu autor (ou autores) reflictam sobre uma eventual rentabilização do projecto. Na maioria dos casos é um "nice to have", colocam-se uns anúncios do Google Adsense, discretamente, sem colidir com os posts, e no pinga pinga deste tipo de ferramenta, ao fim de uns tempos (consoante a audiência) lá começam a cair uns trocos. Nada de extraordinário, na maior parte dos casos, algo negligenciável, mas, é melhor que nada.

Há também o caso dos que querem, em primeiro lugar, fazer dinheiro. Optam normalmente por um de dois cenários. Lançam um Blog do nada, escrevem posts a pensar em captar uma determinada audiência que vão ganhando à custa não só do que escrevem, mas também de manhas de captação de pessoas (e há manhas ao pontapé, umas mais complexas que outras). No início a presença da publicidade é discreta, com o sucesso, abastardam-se os conteúdos, e o principal do Blog passa a ser a publicidade que é, em alguns casos, muito invasiva. A outra opção é pegar num Blog que já tenha audiência, e toca de polvilhá-lo de publicidade, gráfica ou não gráfica. Este é o caminho mais rápido, pelo menos no início.

O que me parece é que há aqui um mercado que está a ser desaproveitado. Por um lado pelos anunciantes e agências de publicidade, que teimam em desconfiar dos Blogs, e por outro lado por parte de alguns Blogs, que à força de quererem fazer dinheiro (e estamos a falar de trocos, pelo menos em Portugal), abastardam os conteúdos.

Seria muitíssimo mais eficaz, agradável e rentável o modelo de publicidade em Blogs passar por um mecanismo mais simples. Nada de novo, existe há muito tempo. Chama-se patrocínio. Para os anunciantes os Blogs são um terrenos excepcional (e barato). Target muitíssimo bem demarcado, atento, participativo. Para os Blogs, nada de mais extraordinário do que poder continuar o seu percurso, sem interferências visuais e gráficas que colidam com o que escrevem.

Do ponto de vista de quem faz a gestão da publicidade, aí sim, um desafio. Desafio porque estamos a falar de nichos. Porque se trata de contactar um potencial anunciante, e mostrar-lhe o potencial de um determinado Blog. Isto para todos os Blogs que possam ser meios. São muitos Blogs, numa área onde as margens são curtas e o investimento pouco. Um desconhecimento do potencial da Blogosfera (palavra que detesto), uma desconfiança dos conteúdos (outra que também dispensava) que são gerados e geridos por terceiros. Têm dificuldade em encarar um Blog como um parceiro.

Isto, aliado à pouco dimensão do nosso mercado inviabilizam, para já,  a rentabilização séria de Blogs. E é pena.

Qualquer modelo de publicidade online que não contemple a rentabilização de Blogs é um modelo antiquado, esgotado e virado para o passado.

Qualquer autor de Blog que permita ou considere a possibilidade de poluir os seus conteúdos com publicidade invasiva está, a curto prazo a descredibilizar-se e, a médio prazo, a perder audiência.

Quem conseguir encontrar o equilíbrio, terá a chave do sucesso.

Não conheço nenhum caso, português, de sucesso nesta área. Mas gostava de conhecer.

3 comentários

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    Jonasnuts 08.02.2008

    O SAPO na sua plataforma de Blogs, tem uns anúncios minúsculos, que se podem tirar, não são obrigatórios, ao contrário do que acontece noutras plataformas.
    Mais....a forma de tirar os anúncios, num Blog, nem sequer é complicada ou está escondida :)

    Eu referi a descredibilização e consequente perda de tráfego no âmbito dos Blogs que não têm publicidade, e depois poluem o Blog, enchendo-o de publicidade. Imagine-se o Abrupto (http://abrupto.blogspot.com). Não tem publicidade, nem nunca teve. Se de repente enchesse o Blog de publicidade, poluindo os conteúdos, perdia credibilidade.

    Não me refiro aos Blogs que têm um objectivo definido à partida, de rentabilização.

    O Bitaites ganharia sem dúvida bastante dinheiro, se estivesse disposto a fazer concessões ao nível duma integração mais agressiva de publicidade. Mas perderia clientela. Para fazer a coisa de forma equilibrada (isto é, sem que a publicidade invada ou ofusque o conteúdo principal) não se ganha muito dinheiro, pelo menos com as actuais ferramentas de rentabilização.

    Penso que o caso português mais rentável será o do Obvious. Mas não acho que haja equilíbrio, tendo a publicidade adoptado um protagonismo que, na minha opinião, não deveria ter. Mas isto sou eu, que não sou dona do Obvious e sou uma mera leitora de Blogs :)
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    André 08.02.2008

    Duvido que o Obvious seja o mais rentabilizado, ou eu vi mal, ou a publicidade com lucros será a do Adsense e da sapo! O da Sapo (que anda em testes) não sei como converte, mas não deve ser riquezas, e o Adsense também anda a converter mal (pior ainda agora com o dólar em baixo).

    Eles têm a opção de publicidade a partir do adbrite.com mas c/ CPM de $0.71 ninguém mete anúncios (sendo o publico alvo o Português, é normal...)!

    A sapo tem anúncios minúsculos? São iguais a alguns do Adsense da Google, então essa PUB pelos vistos é aceitável, já estamos a chegar a acordo ;)

    O Abrupto já tem alguns erros na estrutura do blog que já estraga aquilo, numa resolução pequena (15') ainda escapa, numa maior (22') como eu uso, parte a loiça toda... mas o homem não precisa de dinheiro ;)

    Eu por exemplo quando meto publicidade nos meus blogs/sites, primeiro só coloco algo que seja para o meu tipo/género de clientelas, sim porque eu tenho 1 publico alvo. Em seguida não coloco em destaque, faço uma boa gestão da palete de cores, e ajuste no layout.

    Resumindo não acho que publicidade num blog/site não seja mau, ter perda de clientela (...) se souber fazer o trabalho de casa.

    A titulo pessoal, eu fiquei desempregado, como está difícil para todos mantive c/ os meus projectos, abri novos, consolidei outros e para já sou o meu patrão, e ganho o meu ordenado... como disse anteriormente ganho cerca de 600€ (média) com 2 blogs, + 300€ (média) com uma loja on-line (não no ebay), e mais 150/200€ (média) com mais meia dúzia de pequenos sites. Dá um total de 1100€ mensais, muito mais que ganharia empregado certamente... o mundo não para e temos de evoluir e acompanhar ;)

    Bom fim de semana
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