Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Blog no CV

Jonasnuts, 16.01.08
Como estamos a tentar (e vamos conseguir) contratar uma pessoa para a equipa onde trabalho, tenho visto alguns currículos. Um dos requisitos do nosso pedido passa pela obrigatoriedade de ter Blog.

Hoje perguntaram-me a razão de ser desta exigência, e também hoje tive oportunidade de entrevistar um candidato cujo Blog conhecia bem.

A razão de ser parece-me mais ou menos óbvia. Tratando-se de uma equipa que gere a plataforma de Blogs, é essencial que haja algum conhecimento sobre esta área, seja do ponto de vista da produção de conteúdos, seja do ponto de vista do consumo de conteúdos, em Blogs.

Mas há mais, mesmo que não se tratasse de um projecto de Blogs, o Blog continuaria a ser interessante. Porque um Blog, se tiver conteúdo original e não for um mero copy paste de notícias que se vão lendo noutras fontes, pode-nos dizer muito acerca de um candidato. Até a forma como escreve, a correcção ortográfica (ou falta dela). Cai no mesmo âmbito da pergunta "que sistema operativo é que usa" ou "qual é o seu browser favorito", ou "quais são as suas inclinações desportivas" (sim, eu pergunto isso, não conta para nada, mas pergunto).

Tendo em conta o tamanho da Tag Mau-feitio, neste Blog, talvez não seja boa ideia adicionar o endereço a um CV que eventualmente envie para uma empresa mais conservadora. No entanto, dependendo do tipo de empresa a que me esteja a candidatar, o endereço deste Blog pode ser um elemento importante. Aliás, pensando melhor, e tendo em conta que nas entrevistas a que fui ao longo da vida, o minha postura é sempre de what you see is what you get, adicionava mesmo o endereço do Blog. Se me contratassem, já sabiam ao que iam.

Acho que aquele horrível modelo de CV europeu que agora parece estar na moda, bem podia incluir um campo específico para que os candidatos indicassem o endereço do Blog/Página pessoal/site.

Neste caso em específico, os vários Blogs que vimos serviram para ter uma ideia, que confirmámos durante a entrevista.

Recomendo vivamente, quer a potenciais candidatos quer a potenciais recrutadores

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.