Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Blog activo

Jonasnuts, 04.01.08
Não sei o que é um Blog activo, a verdade é essa.
Quer dizer, saber, até sei, porque tenho a minha opinião. Mas isto de opiniões sobre Blogs é coisa que abunda. Não é portanto consensual a definição de um Blog activo.
Habitualmente a fórmula utilizada para as estatísticas é a seguinte, considera-se activo um Blog que tenha pelo menos um post nos últimos 90 dias. Há quem leve a coisa ainda mais aprofundadamente e meça a actividade a 30, a 60 e a 90 dias.

Ora eu não concordo com esta definição, não tenho outro remédio senão utilizá-la, quando apresento os dados estatísticos dos Blogs, mas não concordo (e sou chata, faço sempre um pré-discurso a dizer que não concordo com aquele quadro).

Na Blogosfera (palavra que continuo a detestar mas que uso à falta de outra melhor), na Blogosfera, dizia eu, a coisa não funciona só num sentido. Não há alguém a escrever e alguém a ler. Não há um produtor e um consumidor. Há os comentários. Mesmo os Blogs que não permitem comentários podem ser comentados, noutro Blog, com link para o original. O Maradona não permite comentários no seu Blog e eu conheço poucos Blogs mais comentados. A Controversa Maresia não permite comentários no Blog, mas comenta-se na mesma. Também para isso servem os links. E mesmo quem não comenta, visita, consome os conteúdos (conteúdos, palavra que começo a detestar com a mesma intensidade com que detesto Blogosfera).


Porque é que isto é importante? Porque, pelo menos para quem faz a gestão de uma plataforma de Blogs, a ocupação do espaço tem de ser gerida. Os administradores de sistemas gostam de ter as coisas arrumadinhas. O produto também. Qualquer coisa que não mexa durante um determinado período de tempo é candidato à remoção.

Eu tenho uma visão completamente diferente.
Faço a gestão da plataforma, mas não dos conteúdos. Os conteúdos não são meus e, portanto, não tenho o direito (muito menos o dever) de os apagar.

Para mim, um Blog activo, pode ser um Blog que é actualizado com frequência. Pode ser um Blog cujo dono não o actualiza, mas que usa para comentar noutros Blogs, deixando o endereço. Pode ser um Blog cujo dono já nem se lembre que existe, mas que continua a receber visitas e mesmo a ser comentado.

Na minha opinião, à excepção dos Blogs que violem a Lei, nenhum Blog deve ser terminado por terceiros. A única pessoa que pode eliminar um Blog é o seu autor.

A julgar pela opinião mais frequentemente aceite, há variadíssimos candidatos a Blogs inactivos (e portanto, passíveis de ser removidos), mas deixo apenas um exemplo, que pelo seu esplendor é suficientemente significativo para servir de porta-voz de todos os outros.

O meu pipi

Não é actualizado há mais de 4 anos. Não sei se continua a receber visitas, presumo que sim, pelo menos a minha, que passo lá, esperançada, de vez em quando, e releio alguns posts com prazer (não é desse prazer, é do outro). É um blog inactivo? Não me parece. É um candidato à remoção? Heresia das heresias.

Por isso, quando me perguntam quantos Blogs activos há nos Blogs do SAPO, eu respondo com o número real de Blogs que foram actualizados nos últimos 90, 60 ou 30 dias, mas deixo sempre no ar a pergunta, à espera que mentes mais esclarecidas me possam iluminar:

O que é um Blog activo?

Anyone?

7 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 04.01.2008

    Pela parte que me toca..... não fico chateada, pelo contrário :)
  • Imagem de perfil

    Rui Alves 05.01.2008

    Ainda bem.... e obrigado por me aturar....
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 05.01.2008

    Não sei muito bem quem é que atura quem :)
  • Imagem de perfil

    Rui Alves 05.01.2008

    eu a si é que nao é de certeza....
    venho cá por gosto
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 05.01.2008

    Precisamente. Gosta de me aturar, e eu gosto de retribuir :)
    Aturamo-nos mutuamente, portanto :)
  • Imagem de perfil

    Rui Alves 05.01.2008

    :D ... exactamente!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.