Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

O post obrigatório

Jonasnuts, 02.01.08
Já vi nas várias Blogosferas (sim, há várias) posts sobre este tema. A nova lei do Tabaco ou Anti-Tabaco ou o raio que o parta.

Tempo de disclaimer: sou fumadora. Ando com o livro que o Bitaites recomenda, na mochila, a pesar-me nas costas há 3 ou 4 meses. Hei-de lê-lo, mas não para já (ver post anterior).

Vejo os abstinentes a regozijarem-se, porque agora é que é, a sua vidinha vai melhorar substancialmente, porque já não vão ser fumadores passivos. Agora é só saúde a rodos. Todos os problemas vão ser resolvidos.

Lamento, senhores e senhoras, os meus hábitos de fumadora não vão mudar assim tanto. Eu já não fumava (mesmo que fosse permitido) se achasse que o fumo do meu cigarro ia incomodar ou prejudicar quem estivesse nas imediações.

No trabalho, encontrar-se-á um meio termo que permita respeitar a lei e fumar um cigarro de vez em quando (que nestas fases iniciais há sempre a mania dos radicalismos), nos centro comerciais, não se fuma, muito bem, também já não se fumava nos hospitais e nas escolas, e não me cheira que tenha saudades de passar tempo num centro comercial.

De resto? No big deal. Business as usual.

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 03.01.2008

    Humm.... como é que sabes?

    Podes dizer que havia (há) muitos fumadores mal educados. Eu generalizo ainda mais, e digo que há muita gente mal educada. A minha questão é, como é que tu sabes que os fumadores bem educados, são uma minoria?

    Só porque achas que sim?

    Eu quando terminava a minha refeição, bebia o meu café e optava por não acender um cigarro, não me punha de pé, na cadeira do restaurante, a anunciar: olhem, meus senhores, eu ia fumar, mas por achar que o fumo ia incomodá-los, optei por não acender o meu cigarro.

    Como é que distingues os fumadores dos não fumadores, a não ser que tenham um cigarro aceso na mão?

    Se eu não fumar à tua frente, como é que sabes que eu sou uma fumadora que opta por não acender o cigarro num determinado momento?
  • Imagem de perfil

    Ricardo 03.01.2008

    Há muita gente mal educada e sem cultura social. O ser fumador ou não, não tem nada a ver. Simplesmente o que quero dizer, é que agora pagam os justos pelos pecadores, não sei se á a melhor forma, mas concordo que se restrinja os locais para fumadores.Sou fumador passivo e assisto(ia) a um abuso permanente de muitos fumadores que não respeitavam quem não fuma. Só isso. Nos locais públicos acho muito bem. Só espero que não passe do 8 para o 80, claro!Os fumadores têm direitos iguais aos não fumadores.
  • Sem imagem de perfil

    cpinto 03.01.2008

    Não, claramente não têm porque um fumador não pode exercer o seu direito enquanto toma um café. Este tipo de segregação, na realidade, faz-me lembrar outros tipos de segregação do início de séc. XX.

    Uma lei alternativa poderia dar a escolher aos donos dos espaços em questão a política a aplicar. Certamente que deviam haver na mesma espaços onde fosse proíbido fumar. Na hora de escolher o café/disco/bar/whatever, caberia ao não-fumador convencer os seus amigos de que deviam ir para aquele espaço e não para outro onde é não existe proibição. Desta forma, os grupos de fumadores podiam continuar a tomar o cafézinho e a charutar onde tal fosse possível.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.