Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Ajuda, precisa-se

Jonasnuts, 10.06.12

Na tentativa (gorada ao longo dos anos) de não ter o puto a arrastar o cu pelas paredes durante 3 meses, do sofá para o computador, com breves passagens pela casa de banho, entre o computador, a televisão e as consolas, decidi criar-lhe um calendário de trabalho para férias.

 

Não pretendo dar-lhe aulas, nem quero que estude por manuais escolares. Mas há algumas actividades já identificadas que pretendem corrigir problemas específicos. Vai, é desta que vai, melhorar substancialmente a caligrafia, que eu não sei como é que os professores conseguem entender aquilo. Vai ler, que se lixa. Já desisti do meu plano de tentar pôr-lhe livros à frente, na esperança de que haja um que acenda o rastilho, e o gosto pegue. O rastilho está húmido desde que nasceu. Vai à força. Sugestões aceitam-se...... E cópias e composições, para ver se melhora as competências na expressão escrita.

 

Também vai bater com os costados na Khan Academy que se lixa. A bases da matemática, que anda a perder há anos, vai recuperá-las ali.

 

Outra coisa que funciona bem são os documentários. Marcha quase tudo. E é uma forma interessante de adquirir conhecimentos.

 

E é aqui que entra a parte da ajuda. Eu não sei qual é a matéria do 9º ano. Alguém com putos no 9º ano (ou que tenha feito o 9º ano há pouco tempo), me sabe dizer quais são as matérias de Ciências da Natureza, História, Físico Química, Geografia, etc.... para que eu ande à cata de documentários de jeito sobre essas matérias? Não quero que as estude, para isso serve o ano lectivo, quero tome contacto com elas num ambiente não lectivo e, sobretudo, duma forma mais atraente, sem a necessidade de memorizar as coisas, porque não vai ter testes. Só vai ter de debater sobre aquilo que viu (e que eu vi também, senão não consigo debater a coisa).

 

Não precisam de ser documentários...... dá-me ideia que há filmes de ficção que ilustram bem uma determinada época ou temática.

 

Não podem ser coisas do tipo fichas pré-feitas, com exercícios com a matéria do ano passado. Sempre achei essas fichas uma real seca pelo que presumo que sejam uma seca também para ele.

 

Se o gajo memoriza factos de astronomia à conta dos documentários que papa, porque não fazê-lo para outras matérias?

 

Para quem anda à procura do mesmo, mas para o 7º ano, há no Aventar um bom ponto de partida, com muita papinha já feita. Mas para o 9º ainda não. No fim da minha recolha, listo aqui os resultados, pode ser que haja mais quem queira proteger as paredes de casa :)

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 10.06.2012

    Tenho esse documentário. Merece todos os prémios. Que coisa do caraças :)

    Vou aprofundar essa sugestão da breve história de quase tudo.

    Obrigada.
  • Sem imagem de perfil

    anapzapico@hotmail.com 11.06.2012

    É bom mantê-los ocupados nas férias, mas estudo a mais pode ser contraproducente, porque eles também precisam de descansar e relaxar.
    Andar de bicicleta ou jogar à bola com os amigos não custa nada e diverte-os.
    Uma amiga põe os filhos no rugby aqui:
    http://www.gdd.pt/node/1043
    E outra na vela (mais caro):
    http://www.cncascais.com/
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 11.06.2012

    Se as alternativas dele fossem essas, eu nem estaria tão preocupada, mas as ÚNICAS coisas que o puto faz é estar à frente de um ecrã, seja de televisão seja de computador.

    Não o quero a estudar, mas quero-o a aprender. Nada justifica notas medíocres, quando as pode ter bem melhores, e sem grande esforço.

    E quero que se mexa. Vela já fez e não gostou. Futebol já fez, e não gostou. Tiro com arco (escolhido por ele) já fez, e adorou as primeiras 2 aulas, e depois não gostou, e ténis, já fez e não gostou, e a lista continua :)

    Vai ver filmes, e documentários, e treinar a caligrafia, e um desporto escolhido por ele, e dar passeios.

    Que se lixa :)
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.