Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Cara Gabriela Canavilhas

Jonasnuts, 05.01.12

Explique-me lá, como se eu fosse muito burra, o que é que os discos rígidos têm a ver com os direitos de autor, que eu não percebo bem.

 

 

E já agora, como pessoa de cultura, tem de preocupar-se com quem muito bem entende, mas como deputada, tem de preocupar-se com muito mais do que com direitos de autor.

 

 

"A deputada socialista sublinha que só há produtos culturais enquanto os autores e produtores desses conteúdos forem remunerados e lembra que "não podem ser só os vários intermediários desses produtos culturais a ter lucros". "Como pessoa da cultura, preocupo-me essencialmente com os direitos de autor, mas admito que um deputado da área da economia pense de outra forma. E por isso há disponibilidade para fazer acertos à proposta de lei no debate da especialidade", acrescentou a deputada do PS, quando questionada pela Exame Informática."

 

Daqui.

 

Ainda vou ler a proposta de lei do PS, para ver se a coisa é tão idiota, tão absurda, tão defensora dos direitos de poucos e tão abusiva das liberdades de tantos. Pensei que houvesse, no PS, pessoas com mais tino, e com mais cultura.

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Phil 05.01.2012

    O curioso é que eu deixei de comprar CDs e DVDs. E se quiser comprar música, recorro ao iTunes, que deixou de usar DRM. Copias as vezes que quiseres. A única forma de controlo é o ID que ficava registado nos MP3s.

    Mais...com o novo serviço iTunes Match, posso agarrar em todos os MP3 que tenho e se subscrever o serviço, o iTunes vai criar na cloud, uma cópia própria e legal das músicas e passado a ter acesso às mesmas, em qualquer dispositivo Apple ou iTunes.

    Isto tudo para dizer que o paradigma mudou e esta proposta demonstra que estes senhores ainda estão nos anos 90 e pararam no tempo e o objectivo não será cumprido.
  • Sem imagem de perfil

    Gonçalo Silva 05.01.2012

    A próxima proposta é taxar na mensalidade nos ISP's, porque é provável que alguem se ligue à net um dia mais tarde ou mais cedo infrinja um copyright.

    Faz-me lembrar o "Minority Report", mas mais generalista onde todos são culpados à partida. Pagar por uma possível infracção que pode-se nem vir a cometer não vai contra a constituição?

    Por outro lado também tenho de pagar um IUC (Imposto Ùnico de circulação) mesmo que o automóvel passe o ano inteiro na minha garagem sem circular, portanto.. nada de novo.
  • Sem imagem de perfil

    Marcos Marado 05.01.2012

    A taxa da cópia privada é para compensar os autores de um *direito* que tu tens - a cópia privada - e não para compensar os autores por actos ilegais. Mas não te preocupes, já temos uma alteração ao CDADC prometida pelo actual governo para Março, e uma Lei Anti-Pirataria prometida pelo Governo durante o primeiro semestre. E, tendo em conta quem tem sido ouvido e as suas opiniões públicas, não duvido que a taxa aos ISPs é um dos items que está em discussão.
  • Sem imagem de perfil

    Gonçalo Silva 05.01.2012

    A taxa que nos querem impor parte do principio que vamos gravar conteúdo com copyright, algo que não é necessariamente verdade. Com o "boom" da multimédia, cada vez mais o que copiamos é da nossa autoria, e não tenho que compensar autores com a minha obra.
    Portanto, a meu ver, continua a ser uma lei que *condena* à priori.

    Não estava a ser irónico com a taxa sobre os ISP's, é algo que mais tarde ou mais cedo o consumidor vai pagar, pois já se percebeu pelas movimentações políticas que os ISP's vão ter de ser à força a policia da internet, algo que lhes vai aumentar o custo do serviço. Nem o Google e afins conseguem parar esta tendência, e as "SOPAs" estão aí para ficar.
    Claro que depois vai andar tudo sobre SSL e com VPNs para países que têm leis/ideais próprios e que acreditam que o direito à privacidade é mais importante que copyrights e só com bases sólidas é que estas prioridades se invertem.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.