Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Blogs activos

Jonasnuts, 04.02.11

Esta é uma dúvida antiga. É muito frequente perguntarem-me, quantos Blogs existem no SAPO, e eu respondo, correcção, primeiro vou ver, e depois respondo, que eu não sei essas coisas de cor. A pergunta que surge inevitavelmente a seguir é, quantos estão activos?

 

E é aqui que eu começo a devolver perguntas. E a sério, eu faço mesmo as perguntas, porque não sei. Tenho uma opinião, claro, mas não tenho certezas.

 

O que é um Blog activo? É um blog actualizado pelo seu autor? É um blog que apesar de não ser actualizado, continua a receber visitas, muitas vezes, comentários?

 

A sério. As novas tecnologias e as redes sociais introduziram uma série de dúvidas, as coisas já não são só a branco e preto. Um blog não é constituído apenas pelo seu autor (ou autores, no caso de blogs de comunidade). Um blog é constituído por várias partes. Os seus autores, sem dúvida, mas também os seus visitantes e ainda os seus comentadores (no caso do blog permitir comentários).

 

Só se todas estas partes estiverem ausentes é que o Blog pode ser considerado inactivo e, mesmo inactivo, deve apagar-se? O Blog duma pessoa que morreu, apaga-se?

 

Na minha opinião, não.

 

Um blog, para mim, está activo enquanto tiver visitas, mesmo que o seu autor já o tenha abandonado há muito.

 

Vou dar-vos um exemplo. Um dos meus blogs favoritos, que revisito de vez em quando, não é actualizado desde 2003. Sim, há mais de 7 anos que o seu autor não escreve porra nenhuma e, no entanto, continua a ser excelente. Continua a receber as minhas visitas (e as de mais pessoas, estou certa). Está activo? Está :)

 

Esta é uma interpretação difícil de engolir, o fim da conversa que descrevi ali em cima é sempre o mesmo. As pessoas concordam com a minha leitura, mas dizem que para os seus mapas precisam de saber quantos blogs há, que tenham sido actualizados nos últimos 15 dias.

 

Ficam com o quadro por preencher. Porque eu não sei. Nem quero saber :)

 

Quanto ao Blog que continua a proporcionar-me horas de prazer, é, obviamente, O Meu Pipi.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 05.02.2011

    Aqui temos vários Blogs de pessoas que morreram e que não serão apagados. Vamos criar uma área, "In memoriam" onde ficarão esses blogs.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.