Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Os rankings escolares

Jonasnuts, 12.10.09

Está aberta a época dos rankings. Aquela época em que órgãos de comunicação social pegam nos dados estatísticos, e os trabalham a bem dos seus leitor...não, desculpem, e os trabalham a bem do tamanho de letra da primeira página.

 

Já acreditei mais em rankings das escolas do que acredito neste momento.

 

E confesso que já não estou à espera que haja uma porra dum jornal ou duma televisão ou duma rádio que façam trabalho jornalístico sério, mas irritam-me cada vez mais estas notícias dos rankings.

 

Façam lá um estudo a sério, senhores. Vão lá às escolinhas que estão no topo do ranking, de preferência apenas aquelas em que mais de 50 alunos fizeram os exames, e avaliem a qualidade de vida dos meninos. Vejam quantos deles têm internet em casa, e livros, e vejam quantos deles é que têm explicadores. Lembrei-me destes três factores, todos eles externos à escola, mas que contribuem para os resultados que os alunos alcançam nos exames. Depois de recolhidos esses dados, trabalhem-nos em conjunto com os dados demográficos da área da escola, e com os dados de criminalidade na área da escola, e, só depois disso e aí sim, cruzem os vossos resultados com os dados do ranking.

 

Se quiserem ir um bocadinho mais longe, podem entrar pela escola dentro, e ver se tem associação de pais ou não, qual é a taxa de senioridade dos professores, e qual o tempo médio de permanência de um professor naquela escola, podem ainda ver as condições físicas da escola, e o seu equipamento, e o número médio de alunos por sala, e a taxa de absentismo (de alunos e professores), e eu podia continuar por aqui fora.......

 

Não me tratem como atrasada mental, e não me atirem para a cara números que pintam o quadro como vocês querem vê-lo pintado, e não como ele está na realidade.

 

Dos jornalistas, não quero quadros. Quero fotografias. Sem photoshop.

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Rui Moura 12.10.2009

    Acho este post curioso, ou interessante, por duas razões.

    A primeira razão, tenho que confessar, é o facto de eu concordar totalmente com tudo o que disseste. Simples.

    Já a segunda razão é mais complexa. Quando se fala de avaliação de professores, esse assunto que criou um fenómeno estranhíssimo (ou não) em que de repente tudo passou a criticar os professores (a maioria só porque sim), fala-se, concretamente, de números. Fala-se, concretamente, de resultados no fim do ano, numa folha, ao bom estilo empresarial. Se o professor passar muitos, é o maior, se não passar muitos, ou se as notas forem baixas, o professor não presta. Reduzem, portanto, tudo a números, sem qualquer aprofundamento, somente números. Só não percebe quem não quiser que esta situação leva, tendencialmente, a uma falsidade perigosíssima dos resultados finais, porque se é números que querem, então são números que vão aparecer, a bem ou a mal.

    Basicamente, a situação é a mesma. Fala-se de rankings baseado em resultados de exames, e acaba por aí. É uma avaliação da situação perfeitamente imbecil, mas "toda a gente" a aceita como espectacular, porque mais uma vez fica provado que o povo gosta é de números, gosta da folha de papel com uma lista com os que ficaram em primeiro e com os que ficaram em último. Não interessa, de todo, como aquela lista foi obtida.

    ps: peço desculpa por estar para aqui a disparatar sobre algo que não tem directamente a ver com o post.
  • Imagem de perfil

    Jonasnuts 12.10.2009

    É um bocadinho diferente, na medida em que uma escola pode, de certa forma, ser avaliada mais objectivamente do que um professor. Percebo o que queres dizer, mas neste caso o meu desabafo foi com a prestação da comunicação social.

    Eu, povo, não compro estas listas. Já as comprei, em tempos, é verdade, mas na hora de escolher uma escola para o meu puto, pensei sobre o assunto, e deixei de comprar.

    Mas há quem compre, de facto e, tristemente, há muito quem venda.

  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.