Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Jonasnuts

Jonasnuts

Blogs pessoais

Jonasnuts, 29.05.08

Criaram-se castas na Blogosfera portuguesa.

No topo da hierarquia (topo, depende do lado de onde se olha, claro), consideram-se os Blogs Intelectuais, os que falam de cultura e de política. Quanta mais exposição nos órgãos de comunicação social tradicionais tiverem, mais alto se consideram nessa hierarquia. São temáticos, todos. Sobretudo de política.

 

Quando digo que o meu Blog é pessoal (e é), se o faço num meio blogsférico, olham para mim de lado. Olha-me esta. Um pindérico blog pessoal.

 

Há pouco tempo, durante uma entrevista, à pergunta "que blogs é que lê" (é uma pergunta que faço sempre, ajuda-me a conhecer a pessoa), a candidata responde, "uma ou outra coisa de design, e depois muitos blogs pessoais, muitos, muitos, muitos blogs pessoais."

 

E isso deixou-me a pensar. Eu leio/acompanho muitos Blogs. De política, de cultura, de humor, de tecnologia, mas os que acompanho por gosto (e não profissionalmente falando), faço-o porque são Blogs pessoais, ou porque são posts pessoais no caso de blogs multi participados. Eu leio o que aquelas pessoas escrevem. Aquelas, não outras, sobre determinados temas à sua escolha. Às vezes, a própria escolha dos temas é sintomática.

 

Salvo raras excepções mais profissionais de que desconheço exemplos em Portugal, todos os Blogs são pessoais. O Abrupto é um Blog pessoal, não é um Blog político. É pessoal, porque é isso que é suposto os Blogs serem. Pessoas. Se não forem pessoas, se não forem pessoais, não são Blogs.

 

Pronto, acabaram-se as castas.

 

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.